80 anos do Vaticano:


 

Vaticano completa 80 anos


O Estado da Cidade do Vaticano completa nesta quarta-feira, 11, 80 anos de criação. O Tratado de Latrão - também conhecido como Pacto Lateranense) entre a Itália e a Santa Sé foi assinado em 11 de fevereiro de 1929, entre o Papa Pio XI e Benito Mussolini.

Esse Tratado acabou com o conflito que os Papas (exilados no Vaticano) mantiveram com o Reino da Itália desde 1870, quando as tropas de Giuseppe Garibaldi liquidaram os antigos Estados Pontifícios.

O atual Estado da Cidade do Vaticano está encravado na cidade de Roma, à direita do Rio Tibre, com uma superfície de 440.000 metros quadrados. Considerado como o menor Estado do mundo, esse território assegura a liberdade da Sé Apostólica e a independência do Papa para poder realizar sua missão.

Mas como se pode explicar hoje a necessidade de um estado soberano para exercitar uma autoridade espiritual sobre os católicos espalhados no mundo? Foi o que a Rádio Vaticano perguntou ao presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano, Cardeal Giovanni Lajolo:


Confira esta matéria na íntegra no Site da Canção Nova
Clique aqui
Compartilhe:

Um comentário:

Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.

Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!

Arquivo do blog

Postagem em destaque

Padre Zezinho fala sobre padre Léo

Para relembrar, trecho  de um artigo publicado por padre Zezinho em 2009 (esse artigo foi publicado, na íntegra,  aqui no blog , em 04.02.2...