quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Carpe Diem

"Os monges antigos, quando se encontravam nos mosteiros, saudavam-se com uma expressão em latim: ‘Memento moris’. O significa essa frase? ‘Vais morrer’ E o outro respondia “Carpe Diem” que quer dizer: ’Viva bem o dia de hoje’". (trecho da pregação: “Reconcilie-se com a sua morte”) 

Padre vem nos dizer que não devemos temer a morte, pois é ela quem vai nos levar para o encontro definitivo com Deus. É uma realidade que não podemos fugir, por isso devemos aproveitar o momento presente, sem nos preocuparmos com a morte.

Memento moris é uma expressão latina que significa algo como, "lembre-se de que você vai morrer". 
Carpe Diem é uma frase em latim e é popularmente traduzida para “Colhe o dia presente e sê o menos confiante possível no futuro”. 

Na pregação o padre menciona o filme: “A sociedade dos poetas mortos”, para lembrar esta frase. No filme, o professor Keating, personagem de Robin Willians pede para que os alunos se aproximem de uma galeria de fotos de ex-alunos para ouvirem os espíritos: “Aproveite o dia, meninos. Façam suas vidas extraordinárias”. 

Trago aqui um trecho do livro: "Seja feliz todos os dias", onde o padre Léo nos diz que devemos acolher o hoje de Deus para a nossa vida: "A vida é hoje e hoje podemos ser felizes. Não fique preso ao passado... Não permita que o pessimismo e o negativismo influenciem a sua vida. Acolha o novo como uma criança. Esqueça o passado. Ajude Deus a ajudar você. A Cura Interior ajuda-nos a acolher cada dia como um presente de Deus. Viva o hoje de Deus!"

 Saboreie a vida hoje, viva intensamente cada segundo, porque o segundo anterior já não existe mais. O tempo da graça é hoje, o tempo de sua salvação é hoje. Não devemos ter medo da morte, e sim o que vai nos levar à condenação eterna: o nosso pecado.
"Viva como se fosse o último dia de sua vida, um dia você acerta"!

0 Comentários:

Postar um comentário

Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.

Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!