sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Coração humano

Escolha tipo e tamanho da fonte do texto:

"Javé está perto dos corações feridos, e salva os que estão desanimados."Salmo 34, 19

Olá meus queridos e amados irmãos, que Jesus cure os vossos corações feridos e machucados! Estamos vivendo uma época em que um pequeno gesto de carinho e amor é considerado um milagre. Mas como nos ensina o Padre Léo, o milagre não é um fato extraordinário, acontecem todos os dias, nós é quem não conseguimos enxergá-los. 

Estamos enxergando a vida a partir do nosso coração ferido e machucado. Estamos nos enxergando de acordo com uma visão errada, reflexo de tantas mágoas e dores não curadas ao longo dos anos. Como se elas não bastassem, frequentemente somos bombardeados com palavras ásperas, ditas com muita frieza, insensíveis, ditas com um único intuito: machucar o outro.

O mundo hoje está sendo construído a partir de mágoas. Criou-se um ciclo vicioso onde um sai machucando o outro com as suas dores internas, com seu coração ferido. Você me machuca e eu retorno lhe machucando. Algumas pessoas me machucam e eu saio machucando todos ao meu redor. 

Projeto no outro as insatisfações comigo mesmo, jogo no outro aquilo que é responsabilidade minha, dor minha, erro meu, fragilidade minha, impotência minha. É muito mais cômodo eu projetar no outro, dizer que o outro é culpado do que olhar para mim mesmo, enxergar minhas fragilidades, enxergar minhas limitações e reconhecer quem sou e constatar a minha verdadeira realidade. 

Estamos tão acostumados com esse círculo vicioso de distratos, de insensibilidade, de falta de escuta do outro, de falta de compreensão, de falta de gestos delicados que quando somos tratados de tal modo, isso gera em nós surpresa e até não acreditamos que esse gesto é gratuito. Pois o que vemos diariamente são relações de troca.

A sociedade está um caos hoje em dia por falta de escuta, não uma pessoa que nos ouça, mas que nos escute com o coração. Que acolha não só aquilo que estamos falando, mas também aquilo que não conseguimos dizer. 


A sociedade está precisando de um coração humano, que se abra por completo para acolher o outro. Que acolha o outro com amor, com carinho, com afeto. Um coração que não só acolha, que ame, mas que permita o outro ser ele mesmo, sem máscaras, sem receios, sem farisaísmo. 

Um coração que não julgue, que não dissimule, que seja sincero, que seja transparente. Um coração que também erre, que saiba dizer que errou, que é frágil, que também precisa de amor, de cuidados.


O mundo hoje busca um coração assim, onde possamos desnudar nossa alma, abrir o nosso coração, mesmo que ele esteja repleto de dor e de mágoa. Um coração que não seja de pedra, mas que seja de carne. Mas existem vários corações assim em nossa sociedade, fruto de um coração muito maior: O Sagrado Coração de Jesus.


"O Verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós." 
João 1, 14

Jesus se fez humano, se fez igual a cada um de nós. Decidiu ser um de nós, sentir o que nós sentimos, viver o que nós vivemos. Após a encarnação do Verbo, passamos a ter um coração humano onde podemos amar e sermos amados de forma humana. Jesus chorou a morte de seu amigo, chorou junto de suas amigas, foi humano. 

Precisamos nos lançar nesse coração tão humano, mas tão divino. Só conseguimos curar as feridas do nosso coração através da intimidade com Deus, por meio da oração. O caminho da oração é imprescindível para curarmos o nosso coração ferido e machucado, para matar em nós os nossos condicionamentos que são reflexos de muitos traumas sofridos ao longo dos anos.

Só Deus quem tem o poder de mudar nossos comportamentos errados, que nos levam a relacionamentos que não são sadios. Só com Deus é que podemos, a partir da cura do nosso coração, construir relacionamentos saudáveis, só Ele nos dá condições de transformar as dores e sofrimentos em canais de cura, de aprendizado e de salvação para nossa alma. 

Só com Jesus conseguimos ser esse coração humano que muitos estão procurando e precisando. Só com Jesus conseguimos amar plenamente e sermos canais de seu amor para todos aqueles que estão buscando um pouco de amor, um pouco de carinho, um pouco de autenticidade, um pouco de sinceridade.

Que hoje nós possamos escolher e dizer com atitudes concretas: NÃO DÁ MAIS PARA VIVER SEM JESUS! E o melhor meio para ser íntimo de Jesus é através de sua Palavra e, por excelência, as Santas Missas através do Santo Sacrifício dele! 

Abraço Fraterno...
Jonathan Melo

Um comentário:

  1. Linda mensagem de amor! O mundo precisa mesmo de um coração humano. Cada um de nós tem a capacidade de ser esse coração que escuta, que acolhe e ama. Mas antes de sermos e termos esse coração, precisamos, como a postagem diz ,curar todas as mágoas e dores que sofremos ao longo de nossas vidas. Pois não é segredo pra ninguém, que quando nos encontramos feridos e machucados só conseguimos ferir e machucar as pessoas que nos rodeiam. Urge que nos voltemos para Jesus, e imploremos tal qual Pedro fez, quando estava afundando: "Senhor, salva-me"!.
    Jesus, misericordioso e cheio de amor, não hesitará em tirar-nos de qualquer angústia que estivermos vivenciando. A partir do momento que permitirmos a Jesus nos salvar de nós mesmos, seremos pessoas de coração e alma leves. Não há nada melhor do que sentir essa leveza de alma e Coração. Pois quando assim nos sentimos, somos capazes de nos abrir total e completamente ao amor infinito e incondicional de Deus. E dessa forma, seremos luz para os nossos irmãos que tanto precisam de acolhimento e amor. Assim, que sejamos sempre abertos à transformação, que só Jesus pode realizar em nós. Permitamos a Ele faxinar e decorar o nosso coração, para receber a Ele próprio, bem como guardar todos aqueles a quem amamos. Amém!

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados antes da publicação no blog. Comentários anônimos não serão publicados.
Deixe seu nome ao final do comentário.

Comente este Artigo.
Quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

O Blog Padre Léo Eterno agradece sua participação.
Deus lhe abençoe!